sexta-feira, abril 25, 2008

F.C. Porto: Baía espera ver mais jogadores da formação promovidos


In "maisfutebol.iol.pt" - Redacção: Catarina Pereira



"

O Estádio do Dragão, enquadrado no projecto Dragon Force, abriu as portas a centenas de crianças ansiosas por dar uns toques na bola. O relvado, abandonado pelas habituais estrelas, encheu-se de camisolas azuis e brancas de palmo e meio. É certo que o sonho de um dia jogarem no F.C. Porto ainda está por confirmar, mas para já os jovens portistas contentaram-se com a presença do ídolo Vítor Baía.

«A formação é de uma importância primordial e nós, mais uma vez, estamos à frente. Somos pioneiros neste tipo de projectos válidos e de qualidade como é este Dragon Force», declarou o ex-guardião do F.C. Porto.

Na equipa principal dos portistas, Castro e Ventura fazem as honras da casa, sendo «a face mais visível deste projecto». «Já começámos com a entrada destes dois jogadores e agora no final da época espero que haja a possibilidade de entrarem mais jogadores vindos da formação porque é o futuro do futebol português», afirmou, acrescentando que «são dois jogadores de grande qualidade e poderão vir a ser opções válidas».

O segredo do sucesso, para Vítor Baía, está no «equilíbrio da estrutura» e na «euforia pelas vitórias». «As vitórias deixam-nos trabalhar em paz. Nós, de há muitos anos para cá, temos a facilidade de poder trabalhar tranquilamente com os jovens, mostrando-lhes acima de tudo o que é ser jogador do F.C. Porto. Não é a mesma coisa que ser jogador de outra equipa, mesmo grande, de Portugal. Esta é uma equipa muito especial, com regras muito próprias e com um espírito de vitória inigualável neste país».

Habituado aos grandes palcos e aos grandes sonhos, o ex-guardião do F.C. Porto mostrou-se sensível a todos os pequenos dragões cujos olhos brilhavam por estarem a apenas alguns metros de Vítor Baía, mas confessa que ainda não encontrou um substituto de palmo e meio. «Nesta fase é muito difícil», atirou, sorridente.

"

terça-feira, abril 01, 2008

Dragão a encher para fazer a festa

in O Jogo online
"
PEDRO MARQUES COSTA
Há garrafas de champanhe no frigorífico, algumas pinturas ainda guardadas do último ano e muita vontade de fazer a festa já no próximo sábado. Mas primeiro, o FC Porto terá de derrotar o Estrela da Amadora, curiosamente uma das duas equipas que conseguiu vencer no Estádio do Dragão durante a última época - a outra foi o Sporting. Por isso mesmo, pela necessidade de vencer primeiro, não há grandes planos para a mais do que anunciada festa, que será mais espontânea do que propriamente ensaiada - essa estará reservada para a recepção que se segue, precisamente ao Benfica. Tal como aconteceu na pretérita temporada, em que os portistas conquistaram o campeonato na última jornada, na recepção ao Aves, os jogadores vão fazer a festa apenas nas imediações do estádio, primeiro no relvado e com os adeptos que terão o privilégio de assistir à partida ao vivo; depois, muito provavelmente, no varandim do Dragão e com os restantes simpatizantes que farão a festa na Alameda das Antas. Mais difícil, nisto das festas anunciadas, será arranjar bilhete para o jogo. Neste momento, os ingressos já se encontram à venda, mas em regime de exclusividade para sócios. Por outras palavras, e como é provável que os associados do FC Porto preencham os 50 mil lugares do estádio, não deverão ser disponibilizados bilhetes para o público em geral, a não ser os requisitados pelo Estrela da Amadora. Mesmo os sócios sem lugar anual devem adquirir o ingresso para o jogo o mais brevemente possível, uma vez que a lotação do Dragão vai esgotar nos próximos dias.
"

«Sentimento de campeão» (Vítor Baía)

In A Bola online

"
Vítor Baía, antigo guarda-redes e actual director de relações externas do FC Porto, considera que o importante é os jogadores sentirem que vão ser campeões nacionais, desvalorizando o facto de isso poder acontecer já este domingo.

«O importante é sentirmos que vamos ser campeões, quando, é secundário. Seguimos o nosso caminho e queremos vencer mais um jogo», disse Vítor Baía no decorrer de uma iniciativa de prospecção de jovens jogadores em Lisboa.«O mais importante é os jogadores saberem que querem vencer e vão fazer tudo para isso», referiu Baía, que abandonou os relvados na época passada.O FC Porto pode sagra-se tricampeão nacional caso vença este domingo o Belenenses. Para tal, é ainda necessário que Benfica e Vit. Guimarães sejam derrotados nos respectivos jogos da 24.ª jornada.
"

Vítor Baía recorda como tudo começou na Constituição




In maisfutebol de 18.03.2008

"

Vítor Baía falou esta manhã na Constituição sobre uma longa carreira ligada ao F.C. Porto que começou precisamente naquele campo. «Eu não era titular da equipa de juvenis e qual foi o meu espanto quando o director me disse que o F.C. Porto queria assinar um contrato profissional comigo, porque o presidente me tinha visto jogar e tinha ficado bem impressionado», relembrou.
O antigo guarda-redes dos dragões recordou as primeiras defesas na Constituição com alguma nostalgia na voz e admitiu que, nessa altura, não esperava tornar-se o jogador com mais títulos a nível mundial. «Quando se está a começar uma carreira não se pensa a esse nível. Queria sim era ajudar a equipa a vencer títulos, mas se me perguntassem na altura se passados 20 anos queria ter o currículo que tenho, assinava logo por baixo. É algo que me enche de orgulho, uma carreira, penso eu, muito bonita e de grande qualidade, mas agora estamos noutra fase, preparados para seguir por outros caminhos».
Investimento de três milhões de euros
Outros caminhos que passam pelo projecto «Dragon Force», que engloba a renovação do campo da Constituição para as escolas de futebol do clube, campos de férias, acções no terreno - denominadas Road Shows ¿ e o acesso a espaços restritos do F.C. Porto através dos «Dragon Force Clinics».
A nova Constituição estará pronta a 31 de Julho deste ano depois de um investimento a rondar os três milhões de euros. Um campo sintético de futebol de 11, outro coberto para futebol de sete, uma loja, um bar, balneários, um edifício administrativo e um espaço de treino pelado e fechado compõem o projecto que Vítor Baía, Paulinho Santos, Semedo, André, Frasco, Capucho e outras glórias do F.C. Porto visitaram esta manhã.
Pinto da Costa também esteve presente, juntamente com outros elementos da administração do clube e da SAD portista. Quem também fez questão de «inspeccionar» as obras da Constituição, foi o treinador Jesualdo Ferreira, talvez já a pensar no futuro.
«É um sítio histórico do F.C. Porto, por isso vamos manter a fachada exactamente como está há 60 ou 70 anos, para que isto seja uma ligação entre o passado, o presente e o futuro», garantiu Pinto da Costa. O desejo de todos foi revelado pelo presidente: «Vão nascer aqui muitos craques para o nosso clube».

"